Desenhos realistas de celebridades (por Tatiane Ramos)

TATIANE RAMOS é uma desenhista de 21 (vinte e um) anos que mora em São Paulo e se apaixonou por desenhar aos 11 (onze) anos de idade. Na época, fez um curso de mangá, que foi o divisor de águas para a definição de seu estilo de desenho (realista). Tatiane tem a fanpage “ARTatte”, que já conquistou mais de 192 mil admiradores de diversos países. Em sua página, há publicação de seus trabalhos e de trabalhos de outros artistas. Para aqueles que ainda não conhecem a página, vale a pena conhecer. Em entrevista concedida à equipe Arquitêta, Tatiane contou um pouco sobre a sua história.

[Arquitêta] Quando você descobriu paixão pela arte?
“Basicamente, eu sempre tive essa paixão por artes, desenhos e coisas do tipo, sempre tive uma admiração por quem conseguia efetuar um desenho à lápis de forma perfeita e comecei gostar muito mais quando iniciei o processo de realismo, cerca de 3 anos atrás.”

[Arquitêta] Como e quando você aprendeu a desenhar (sozinha ou fez curso de desenho)?
“Fiz curso de mangá com meus 11 anos e meu professor foi uma das minhas maiores inspirações, porque ele era o melhor no que fazia. O mangá ajuda bastante no realismo, é um grande começo para quem quer começar à desenhar realismo.”

adele - Tatiane Ramos - ARTatte Anne Hathaway. Tatiane Ramos - ARTatte Emma Watson - Tatiane Ramos - ARTatte Thor Vs Loki - Tatiane Ramos - ARTatte

[Arquitêta] Quais são as principais influências artísticas em seus desenhos?
“Gosto muito dos trabalhos de Alyssa Monks e Juan Francisco Casas.

[Arquitêta] Você utiliza alguma técnica? Qual?
“Todo e qualquer artista tem sua técnica, a minha é basicamente ler a imagem e transferí-la para o papel na melhor forma possível. Para aprender a ler uma imagem, você precisa, primeiramente, admirá-la, sentir vontade de traçar cada ponto, cada fio de cabelo para o papel, porque é muito trabalho. Cada ponto tem técnica, mas no geral, é isso.”

Tatiane Ramos - ARTatte

[Arquitêta] Você desenha apenas retratos?
“Às vezes arrisco um mangá, um desenho de carro, mas eu gosto mesmo é de rostos.”

Jaime Lannister - Tatiane Ramos - ARTatte Henry - Inspirado na fotografia de Caitlin Worthington. - Tatiane Ramos - ARTatte Bellatrix Lestrange2 - Tatiane Ramos - ARTatte Dexter Morgan - Tatiane Ramos - ARTatte

[Arquitêta] Quais são as ferramentas (Lápis, papel, borracha) que você utiliza?
“Uso um papel de arquitetura no tamanho A4 da marca Spiral – 297mm por 210mm.
Lápis: Bic Evolution para esboço.
6B Faber-Castell para reforçar e finalizar. Muitas das vezes, eu refaço todo o desenho com o lápis 6B mais de duas ou três vezes, para que ele fique escuro o suficiente, ainda mais quando o desenho é realmente escuro.
Lapiseira 0.7 para detalhes como: sobrancelhas e dentes.
Lápis de cor branco Faber-Castell – quando o desenho tem muitos detalhes brancos, como fios de cabelo.”

[Arquitêta] Quanto tempo você dedica para desenhar um retrato?
“O último que fiz – Rihanna – demorou 3 meses, mas esse tempo é relativo, já que nesse eu tive pausas. Por ser uma folha A4, o tempo pode ser de acordo com os detalhes, porém, quanto mais detalhes, mais tempo. Quanto maior, mais tempo.”

Rihanna - Tatiane Ramos - ARTatte

[Arquitêta] Qual desenho você considerou mais difícil para representar?
“Com certeza foi o do Capitão Jack Sparrow, a riqueza dos detalhes não deixam dúvida.”

Captain Jack Sparrow - Tatiane Ramos - ARTatte

[Arquitêta] Qual foi o objetivo de criar uma página no facebook?
“Inicialmente, o objetivo foi criar uma página somente para a divulgação dos meus trabalhos. Durante muitos meses, a página tinha somente amigos meus, que seguiam para acompanhar as artes, mas à medida em que meus desenhos foram divulgados em outras páginas, colocando o ARTatte em crédito, eu percebi que poderia tornar não somente um local para minha arte, mas para a de todos, que ali, poderia ser um local de inspiração, e foi o que fiz. Estou muito feliz com o número de seguidores de tenho por lá e como posso, de fato, inspirar com publicações de vários outros artistas.”

Robert Pattinson - Tatiane Ramos - ARTatte Olivia Wilde. - Tatiane Ramos - ARTatte Matt Bomer - Tatiane Ramos - ARTatte Lindsay Lohan - Tatiane Ramos - ARTatte Le Corbusier - Tatiane Ramos - ARTatte Kaya Scodelario - Tatiane Ramos - ARTatte Jensen Ackles - Tatiane Ramos - ARTatte Harry Potter - Tatiane Ramos - ARTatte Ezra Miller - Tatiane Ramos - ARTatte Edward Scissorhands - Tatiane Ramos - ARTatte Demi Lovato - Tatiane Ramos - ARTatte Daniel Radcliffe - Tatiane Ramos - ARTatte Cara Delevingne - Tatiane Ramos - ARTatte Candice Accola - Tatiane Ramos - ARTatte Bellatrix Lestrange - Tatiane Ramos - ARTatte Tatiane Ramos - ARTatte

[Arquitêta] Qual mensagem você deixaria para incentivar as pessoas que estão começando a desenhar?

“Quando você achar que está difícil, é onde você deve batalhar mais, pois é onde você aprenderá mais. Nunca desista, porque todo o desenhista começou com o famoso palitinho e todo o artista já foi amador.”

Acompanhe de perto nas redes socais os trabalhos da Tatiane Ramos:

Facebook: ARTatte

Instagram:@TatteRamos

Twitter: @TatteRamos

Espero que tenha gostado da nossa primeira entrevista.

Colabore na divulgação deste post. Queremos divulgar novos artistas, você pode ser o próximo.

Gostou? Então, curta e compartilhe o nosso blog e fanpage com os seus amigos.

Um beijo a todos e até a próxima entrevista.

arquitetapage

2 Respostas para “Desenhos realistas de celebridades (por Tatiane Ramos)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s